Coleta Seletiva abrange toda a cidade
Todos os moradores de São Paulo podem separar seu lixo reciclável para coleta específica na cidade.
Por: João Victor Montoza
Em muitas cidades, é comum a separação de resíduos orgânicos e resíduos recicláveis, e em São Paulo, esta realidade agora é viável para toda a população. O ônibus da coleta seletiva abrange todas as ruas da cidade, em um dia e horário específico da semana.
Em uma cidade tão populosa e com tantas empresas e residências, a produção de lixo chega a 20 mil toneladas de resíduos por dia, sendo 50% disto vindos de produção domiciliar. Com quase 12 milhões de habitantes, a principal capital do país agora pode diminuir seu impacto ambiental. Osmario Ferreira, Secretário Executivo de Limpeza Urbana da cidade, comenta sobre o projeto.
“A coleta seletiva primeiro precisamos implantar em toda a cidade, para que as pessoas tivessem a sua disposição no dia correto e no horário correto, agora o próximo passo é a conscientização, para que as pessoas separem cada vez mais em frações o seu resíduo, e que respeitem o dia e o horário, não podemos pensar que simplesmente coloquemos o resíduo em uma sacolinha plástica e ele suma, ele tem que ser colocado no dia e horário adequado para coleta”.
Como reciclar
Para que o impacto ambiental seja mais preciso e bem sucedido, é importante entender como separar corretamente os resíduos que geramos no nosso dia a dia, entendendo quais são os materiais que devem ser separados e como devem ser armazenados.
Primeiro precisamos separar o lixo seco do “úmido” ou orgânico, sempre entendendo e reservando estes resíduos separadamente. Depois, é importante, se puder, separar os tipos de materiais recicláveis: papel, metal, plástico e vidro. Um procedimento que garante a integridade do resíduo e possibilita a reciclagem do material é a limpeza das embalagens, que é fundamental para o aproveitamento do resíduo no processo de reciclagem.
Os horários e dias exatos da Coleta Domiciliar Seletiva na cidade de São Paulo podem ser consultadas por meio do site da Prefeitura de São Paulo por meio do CEP.
A Central de Notícias da Rádio Futura é uma iniciativa do Projeto “Revolução na psiquiatria: A humanização no legado de Nise da Silveira!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.



