JARDIM PANTANAL GANHA NOVA INSPETORIA PARA COMBATER ENCHENTES E CONSTRUÇÕES ILEGAIS.
Ação faz parte do programa “Recupera Pantanal” cujo objetivo é requalificar toda a área da Várzea do Tietê.
Reportagem: Caroline Rossetto
A Zona Leste de São Paulo acaba de ganhar uma nova Inspetoria de Defesa Ambiental (IDAM) da Guarda Civil Metropolitana (GCM), localizada no Jardim Pantanal, próximo ao Itaim Paulista. Essa é uma nova fase do Recupera Pantanal, que foi implantado para combater as enchentes causadas pelas fortes chuvas e recuperar toda a várzea do Tietê, que sofre com descarte irregular de lixo, desmatamento, queimadas e poluição.
Essa nova base funcionará 24 horas por dia e terá o apoio e o monitoramento de mais de 3 mil câmeras inteligentes da Smart Sampa, drones, viaturas e 63 guardas civis metropolitanos de prontidão.
Em conversa com a imprensa nesta quarta-feira (15), o prefeito Ricardo Nunes, afirma que também há ações de educação ambiental para a região:
“Nosso trabalho social aqui no território é muito grande. Com a insegurança alimentar, por exemplo, utilizamos os serviços da Cozinha Escola. A polícia municipal tem feito reuniões para dialogar. Nós temos nesse território, 29 pessoas que moram dentro dessas comunidades e que são contratadas pela Secretaria do Trabalho e recebem treinamento para transmitir a comunidade, essas questões sobre responsabilidade ambiental e sustentabilidade. São pessoas que moram nessa região e que administram e ajudam trazendo informações para a comunidade”, afirma ele.
Essa nova fase é um desafio para tentar resolver esse problema que persiste há quase 30 anos. O morador da região e assistente social, André Batista da Silva, afirma que é necessário criar políticas públicas para melhorar a qualidade ambiental da comunidade:
“A base da GCM vai trazer segurança e credibilidade para a questão do aterramento ilegal. Como o prefeito falou, muitas caçambas são jogadas irregularmente e quando vem a chuva, acontece o alagamento. Acredito que a base da GCM pode contribuir não só pela repressão, mas também pela conscientização das pessoas que moram no local. O Jardim Pantanal necessita de políticas públicas em questão de educação ambiental”
A área da nova inspetoria engloba as regiões da Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel e Itaim Paulista, como foco em áreas de Proteção Permanente na região das várzeas do Tietê.
–
A Central de Notícias da Rádio Futura é uma iniciativa do Projeto “Personalidade de Figuras Brasileiras”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.