Pediatra explica a importância do teste do pezinho para descoberta e tratamento de doenças em recém-nascidos

Realizado durante a triagem neonatal, o Teste do Pezinho é considerado um dos exames mais importantes. Ele ajuda a identificar de forma precoce doenças metabólicas, genéticas e infecciosas como o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria e outras doenças graves.

Em maio de 2021, foi sancionada a Lei n.º 14.154, que garantiu a realização deste exame pelo SUS de forma ampliada. Hoje o teste rastreia mais de 50 doenças o que é chamado de Teste do Pezinho Ampliado.

A Dra. Pediatra Ana Escobar explica mais sobre o procedimento, a inclusão do Teste do Pezinho Ampliado nos exames de Triagem Neonatal e quais os benefícios de testar todas as crianças recém-nascidas.

“O teste do pezinho é super simples, a criança nasceu depois do segundo dia de vida, a gente faz um furinho no pezinho, pega aquela gotinha de sangue põe em um papelzinho que absorve e manda esse papel para o exame. Este papel com as gotinhas de sangue do pezinho pode dizer se aquela criança tem a probabilidade de ter umas 50 doenças, que quando mais precocemente forem diagnosticadas melhor, porque institui um tratamento e evita que essa criança tenha sequelas importantes como, por exemplo, a deficiência intelectual”, relata Ana.

Ela explica que quando o teste do pezinho foi iniciado ele pegava só duas doenças: hipotireoidismo e fenilcetonúria, depois foi ampliado para seis doenças. Atualmente, várias regiões do país ainda não tem estrutura para pesquisar as 50 doenças, então em várias localidades pesquisam seis.

“Agora já existe o teste ampliado no município de São Paulo e em várias outras cidades do Brasil. Essa é realmente uma quantidade muito importante e isso pode mudar a vida da criança e da família”, ressalta a doutora Ana Escobar.

A Central de Notícias da Rádio Futura é uma iniciativa do Projeto “Personalidade de Figuras Brasileiras”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.