Deep Fakes crescem e preocupam na Internet
Um dos grandes problemas de segurança que assolam a Internet são os Deep Fakes que nada mais são do que conteúdo falso produzido para prejudicar pessoas, tanto famosas quanto comuns.
Recentemente, tivemos um caso envolvendo menores de idade que, fazendo uso da tecnologia, criaram vídeos eróticos falsos envolvendo colegas de escola. Agora, com a chegada do período eleitoral e a popularização da tecnologia, isso pode representar um risco real ainda mais pensando que esse conteúdo pode ser eternizado na rede.
O palestrante e colaborador no setor de tecnologia e startups no Brasil Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, líder em Big Data na América Latina, começa falando sobre os grandes desafios de segurança que essa tecnologia traz: “Com as ferramentas mais novas de inteligência artificial, é muito difícil você identificar se o conteúdo é falso ou verdadeiro”, explica.
A preocupação aumenta ainda mais se considerarmos que as formas de construção destas imagens estão cada vez mais acessíveis. Ferramentas populares, que podem ser acessadas usando uma breve pesquisa no Google e podem ser usadas de forma mal-intencionada fazem com que uma lei recém-aprovada que criminaliza esse tipo de atitude seja extremamente bem-vinda.
A Central de Notícias da Rádio Futura – Parelheiros é uma iniciativa do Projeto “Mitos Gregos e a Psicologia”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.