Cláudio Souza fala sobre atuação da Ouvidoria no seu mandato
O novo Ouvidor da Polícia de São Paulo Mauro Caseri foi escolhido pelo governador Tarcísio de Freitas no dia 18 de dezembro em publicação pelo Diário Oficial. Concorriam por lista tríplice Mauro Caseri, Valdison Anunciação e o atual Ouvidor Cláudio de Souza.
O estado de São Paulo tem vivenciado uma série de denuncias de abuso da Polícia. Com isso a atuação da ouvidoria tem tido cada vez mais visibilidade. Para falar sobre a atuação da Ouvidoria nos últimos anos conversamos com o ex-ouvidor Cláudio de Souza.
“Esses dois anos que nós ficamos à frente da Ouvidoria da Polícia foram anos difíceis, duros, mas que nós fizemos um trabalho de requalificação da Ouvidoria da Polícia, como órgão fundamental da defesa dos direitos humanos no estado de São Paulo e de valorização da vida especialmente. Além de um contraponto fundamental e essencial às atividades policiais inadequadas e fora das normas vigentes e isso foi importantíssimo para recolocar a Ouvidoria da Polícia em um patamar de respeito e relação muito forte com os movimentos sociais e que defendem a vida e os direitos humanos”, relata o ex-Ouvidor.
De acordo com ele sua gestão colaborou para modernização do sistema interno e de procedimentos da Ouvidoria, o que contribuiu para que a sociedade pudesse refletir melhor sobre as políticas de segurança pública.
“Apresentamos pesquisas, relatórios, colaboramos com o movimento negro, fizemos um bom combate, bom enfrentamento às atrocidades cometidas por policiais não vocacionados, que não respeitam as leis no estado de São Paulo. Fizemos diversas denúncias e enfrentamentos e saímos da Ouvidoria da Polícia com o sentimento do dever cumprido, de dignidade diante do trabalho que foi feito”, afirma ele.
Cláudio desejou ao novo ouvidor doutor Mauro Caseri sucesso e desejou que a gestão dele colabore para garantia da vida do povo e o fortalecimento, cada vez maior, do estado democrático de direito.