JAPAN HOUSE TRAZ ROBÔS INTERATIVOS PARA O BRASIL.

Reportagem: Caroline Rossetto

No universo cinematográfico, em lugares futuristas, distopias ou em cenários pós apocalípticos, robôs e seres humanos tentam conviver pacificamente.

A Japan House, pensando no futuro e nessa temática, trouxe a mostra “Convivendo com robôs” para São Paulo.

A exposição apresenta 11 robôs divididos em 4 categorias: colegas de trabalho, companheiros, comunicativos e que ajudam os humanos.

Interativos, a mostra apresenta com detalhes, robôs em forma de animais, com um nível de fofura elevado na potência máxima. Projetados através de inteligência artificial e sensores sofisticados, permite que eles interajam com os humanos através do toque ou comando de voz, ativados por um sensor.

Em muitos países, os robôs amigáveis já estão empregados em ambientes de acolhimento e socialização como: asilos, hospitais, escolas e casas de repouso.

A consultora de comércio exterior, Sandy Anacleto, nos contou o que achou da exposição e o que espera da futuro da tecnologia:

“ A gente está aqui na Japan House e a intenção não era nem vir e a gente viu que era entrada gratuita e viemos. Nós gostamos muito e brincamos falando que a gente não gosta de robôs, pois eles vão dominar o mundo. Mas, é super bonitinho os robôs que estão aqui. Com certeza, a tecnologia está aumentando cada dia mais e agora com a inteligência artificial e o CHATGPT, mas vai demorar para realmente vir para o Brasil esses recursos mais tecnológicos. Então foi uma boa experiência ver tudo em 1a mão”, diz ela.

A exposição ainda apresenta uma linha do tempo sobre a história da robótica no Japão e no mundo.

A Japan House está localizada na Avenida Paulista, 52 – Bela Vista. A entrada é gratuita. A mostra vai até dia 31 de março. Os horários de funcionamento são: 3as feiras: Das 10h00 às 18h00 e Sábados, domingos e feriados: Das 10h00 às 19h00.

A Central de Notícias da Rádio Futura – Parelheiros é uma iniciativa do Projeto “Mitos Gregos e a Psicologia”.  Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.