Esculturas hiper realistas do artista brasileiro Giovani Caramello chegam em São Paulo

Reportagem: Caroline Rossetto

Depois de uma passagem que atraiu muitos espectadores curiosos em Curitiba, Paraná, a exposição “Hiper-Realismo no Brasil” que traz 10 obras realistas em um nível de perfeição impressionante, do artista brasileiro Giovani Caramello, chegou em São Paulo, em um dos equipamentos culturais mais importantes da cidade: na Caixa Cultural.

Reconhecido como um dos principais escultores de sua geração, é a 1a vez que suas obras são expostas na capital Paulista.

A exposição, que é bem curta e pode ser feita em uma visita rápida, traz obras trabalhadas entre os anos de 2017 a 2022.

Os materiais usados são bem simples, como bronze, cerâmica ou silicone e tudo impressiona ainda mais, quando o público descobre que Giovanni é autodidata. Ou seja, aprendeu tudo sozinho.

Toda a exposição, que se encontra em 1 sala no 1o andar, evoca vários tipos de sentimentos. É o caso da engenheira, Valquíria Mello que adorou a exposição:

“A exposição é muito interessante. Denota um detalhismo muito grande por parte do artista. São peças realmente impressionantes, referentes aos detalhes da escultura, da fisionomia e da expressão. Eu gostei bastante da exposição e não conhecia o artista”, afirma ela.

O artista acredita que a arte realista nos faz pensar na fragilidade da vida e o quanto tudo pode ser finito e que as coisas materiais são cíclicas e que tudo pode envelhecer de uma hora para outra, incluindo as relações humanas.

Giovani Caramello começou como artista digital, com o interesse em esculturas tradicionais e feitas à mão, depois passou para escultura comercial, que o fez migrar para o hiper realismo.

A exposição está em cartaz na Caixa Cultural São Paulo, na Praça da Sé, 111 – Centro Histórico até o dia 18 de fevereiro de 2024. A entrada é gratuita.

A Central de Notícias da Rádio Futura – Parelheiros é uma iniciativa do Projeto “Mitos Gregos e a Psicologia”.  Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.