Você sabe como funcionam os piscinões

O equipamento de escoamento e combate a enchentes está presente em toda a capital paulista. 

As chuvas em São Paulo, especialmente no verão, tem sido intensas e com certa frequência tem sido acompanhada por tempestades. Os primeiros meses de 2025 foram marcados por chuvas que geraram desastres, enchentes e alagamentos em diversos pontos da capital, fazendo com que famílias perdessem suas casas, e seus bens pelas fortes enxurradas de água. 

Uma das ferramentas para conter o acúmulo de água nas ruas da cidade são os piscinões, que são grandes reservatórios construídos com o objetivo de armazenar temporariamente o excesso de água das chuvas mais intensas, e consequentemente reduzindo o risco de enchentes. 

Hoje na cidade de São Paulo, mais de 50 piscinões estão espalhados por todas as regiões, para tentar conter a água das fortes chuvas que tem atingido a cidade. Durante visita às obras do piscinão Taboão, da região da Aricanduva, na zona leste da cidade, o Prefeito Ricardo Nunes comentou sobre a importância destes equipamentos, e qual o planejamento para mais equipamentos como este no futuro. 

“São equipamentos importantes para fazer o enfrentamento das questões das enchentes e dos alagamentos. Hoje a cidade de São Paulo tem um número muito menor de enchentes e alagamentos, ainda tem obviamente, temos muitas obras sendo executadas, temos 8 piscinões sendo executados neste momentos, como em Perus, Capão Redondo, Mooca e vários outros locais, além de outros (piscinões) que estão em licitação”. 

Como funciona o Piscinão 

O piscinões funcionam como bacias de retenção, recebendo a água que escoa das ruas e impedindo que ela sobrecarregue os rios e sistemas de drenagem. Normalmente, quando há um grande nível de água no rio, a água é levada a um grande reservatório, passando por um sistema de amortecimento para diminuir a velocidade da enxurrada. Após a chuva, a água acumulada é liberada gradualmente de volta para o meio ambiente. Por isso, estes sistemas de contenção.

A Central de Notícias da Rádio Futura é uma iniciativa do Projeto “Personalidade de Figuras Brasileiras”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Você sabe como funcionam os piscinões

Você sabe como funcionam os piscinões